Notícias

Dados do Google indicam que interesse pelo meio ambiente cresceu

Um estudo publicado nesta semana na revista científica Frontiers in Ecology and the Environment, feito por pesquisadores da Universidade de Princeton e do site de notícias Mongabay.com, ambos dos Estados Unidos, revelou uma tendência registrada nos dados de buscas no Google sobre assuntos relacionados à conservação ambiental.

Os ecólogos Zuzana Burivalova e David Wilcove, da Universidade de Princeton, e o economista e fundador do Mongabay.com, Rhett Butler, assinaram a nova pesquisa. Foram analisadas as pesquisas entre 2004 e 2017.

A motivação para investigar as informações com o Google Trends, ferramenta que analisa as pesquisas feitas na plataforma de buscas, foi a crença entre alguns conservacionistas de que a sociedade estaria saturada com campanhas, petições e protestos e perdendo o interesse pela conservação ambiental. Além disso, temas como aquecimento global e mudanças climáticas teriam desviado o foco de outras causas mais específicas, como a defesa de espécies em extinção ou a recuperação de biomas ameaçados, apesar de estarem interligadas.

Fonte: Veja