Notícias

Educação Ambiental na PCH Ernesto Jorge Dreher

No dia 14 de novembro, realizamos junto com a BME a Educação Ambiental na PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Ernesto Jorge Dreher. Contamos com a participação de 37 alunos do 6º ao 9º ano da E.M.E.F João Gonçalves Vieira, da localidade de Capão Bonito, Salto do Jacuí/RS. No primeiro momento foi conversado com os alunos e falado sobre os seguintes tópicos:

  • O que é uma PCH;
  • Como funciona uma PCH;
  • Quais as principais vantagens, porque é considerada energia limpa e renovável;
  • O que faz uma consultoria ambiental, e seu trabalho em atendimento as Licenças Ambientais.

Após este breve momento junto aos alunos, eles se deslocaram à visitação para a Usina Jorge Ernesto Dreher, onde os alunos puderam visualizar e questionar sobre o funcionamento da PCH. Eles tiveram a oportunidade de conhecer a sala de comando, a subestação, o rio a área de APP (Área de Preservação Permanente) e lincar a breve explicação com o funcionamento através de suas próprias curiosidades.

Depois disso, fizeram uma roda onde eles ganharam água e o fechamento foi com a distribuição de uma muda de árvore nativa frutífera da região e distribuição de um lanche. A visita contou com a participação da Geocenter (Fernanda Sartorio – Bióloga e Gustavo Chaves – Técnico de Segurança do Trabalho) e representando a BME Eliseu Lima e sua Assessora de Imprensa Morgana.