Notícias

Vistoria de barragens no Estado tem primeiro relatório finalizado

Foi finalizado o primeiro relatório com o detalhamento de 13 vistorias em barragens no Estado. Por solicitação do governador Eduardo Leite, a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) criou um grupo de trabalho (GT) de Segurança de Barragens. Vistoriar a situação dessas estruturas é o foco do GT.

No documento, entregue ao secretário Artur Lemos Júnior em 17 de abril, os técnicos explicam que a primeira etapa do trabalho consistiu em nomear cada barragem de acordo com a bacia hidrográfica em que estão localizadas e o nível de prioridade de vistoria.

As visitas técnicas foram definidas pela proximidade de localização das barragens, sendo que a previsão é finalizar inicialmente as vistorias das 33 barragens com Dano Potencial Associado Alto no nível 1, para depois iniciar as vistorias das 61 barragens de nível 2 e as 323 de nível 3.

Sinalização em vermelho indica barragens que exigem nível de atenção maior e são as primeiras verificadas – Foto: Reprodução / Sema

Ao concluir cada uma das vistorias, os técnicos do Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento da Sema preenchem a ficha de inspeção digital, com as informações levantadas no campo e que são encaminhadas para a Agência Nacional de Águas (ANA).

Também elaboram o relatório da vistoria, que é enviado ao empreendedor responsável pela barragem dando ciência de possíveis anomalias encontradas e exigindo prioridades de ação por parte do responsável. Por último, fazem a atualização da base cadastral das barragens no sistema da secretaria.